sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Circo


“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”




O Circo

Charlie Chaplin – «O Circo », de 1928 – clique : http://youtu.be/HshIW9Z4pgk




“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim senhor! E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!”
José de Barros



Assim, nas ruas da minha cidade, se anunciava a chegada do circo. Atrás vinha o desfile das atrações, mas o palhaço roubava a cena.


E o palhaço o que é?


É um personagem cômico. Pode ser de circo, de grandes ou pequenos shows. Pode ser rico e famoso, ou pobre, e até pedir trocados na rua ou nos sinais luminosos. Mas deve ser sempre engraçado e, freqüentemente, usa um nariz vermelho.

Não gosto quando usam “palhaço” como adjetivo pejorativo para ofender alguém, tampouco quando usam um nariz vermelho em protestos e greves. Acho um mau uso do personagem, tão rico em nossa memória. Eles, também, não gostam.

Piolin não faz parte da minha história, mas da nossa história. Foi o único palhaço do Brasil a participar de um dos movimentos mais significativos da arte, a Semana de Arte Moderna de 1922 (*), enquanto a seu lado só existiam poetas, pintores, arquitetos e teatrólogos.

(*) A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas. http://www.infoescola.com/artes/semana-de-arte-moderna/


Carequinha está vivo na minha memória e, também, na do meu filho; duas gerações.
George Savalla Gomes (Rio Bonito, 18 de julho de 1915 - São Gonçalo, 5 de abril de 2006) nasceu numa família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do Estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram trapezistas e ele literalmente nasceu no circo, pois sua mãe, grávida, estava no trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro. (Wikipédia)



Foi um dos maiores e mais queridos palhaços do Brasil, um grande acrobata e mestre nas cambalhotas. Também famoso por ser compositor de marchinhas carnavalescas e, ao mesmo tempo, circenses.


Uma música famosa é "O Bom Menino"

"O bom menino não faz xixi na cama
O bom menino não faz malcriação
O bom menino vai sempre a escola
E na escola aprende sempre a lição
O bom menino respeita os mais velhos
O bom menino não bate na irmãzinha
Papai do céu protege o bem menino
Que obedece sempre, sempre a mamãezinha
Por isso eu peço a todas as crianças
Preste atenção para o conselho que eu vou dar
(falado)
Carequinha, não gosta de criança que faz Xixi na cama,
que desobedece os pais, que falta a escola,
que bate na irmãzinha. Tá certo ou não tá?
(cantado)
Eu obedeço sempre a mamãezinha
Então aceite os parabéns do Carequinha."



Se quiser ouvir, clique: http://youtu.be/__SvstrWzYs



O Circo: o poder do imaginário


O imaginário social está intimamente conectado ao risco. Por que a excitação do risco leva os artistas circenses a se aventurarem debaixo das lonas? E por que espectadores são levados, por estas emoções, ao espetáculo?

Se for excluído o fator risco dos espetáculos, ou melhor, se as pessoas tiverem a consciência de que as apresentações arriscadas, os números mortais, as performances de tirar o fôlego, são todos descontroles controlados (isto é, um artista normalmente não executaria um número e poria sua vida em risco se ele não tivesse exaustivamente treinado e ensaiado a seqüência), enfim, se os espectadores fossem aos espetáculos pensando que tudo é minimamente calculado, onde estaria a graça? Qual então seria a motivação da arte circense, a mola propulsora dessa cultura a partir de então? Com tantas perguntas abre-se, portanto, um profícuo campo de análise. Longe da pretensa intenção de responder a tais indagações, e abusando da imaginação sociológica, acreditamos que o caminho talvez seja ou possa estar naquilo que fez a prática circense ascender ao nível da arte: o belo. (o negrito é meu)


A BUSCA DA EXCITAÇÃO NO MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA  
Marlise Mônica Araújo (UFPR/CEPELS) e Rodrigo de França (UFPR/CEPELS)



O circo ainda vive nos quatro cantos do mundo. Dentro e fora de nós.




Meu melhor circo foi no útero materno.  Como uma árvore, no doce “claustro” onde, placidamente, eu navegava em águas quentes e seguras. Meu show da vida. Um picadeiro e tanto!




  

  


Claustro é uma parte da arquitetura de catedrais ou abadias. Consiste em quatro corredores a formar um quadrilátero, com um jardim no meio - Wikipédia



“O Show da Vida”


A linda música e a coreografia da primeira abertura do Fantástico em agosto de 1973. Clique para ver, vale a pena: http://youtu.be/UQ9geMi1qA4



Era uma vez...


Uma expedição portuguesa que chegou em 6 de janeiro de 1502 a uma baía ou angra que a todos encantou. Batizaram-na, então, de Angra dos Reis em homenagem à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, que é comemorada nesse dia. A vila ali construída recebeu inicialmente o nome de Vila dos Três Santos Reis, depois Vila de Angra dos Reis e finalmente Angra dos Reis.









Nesta baía ou angra fui gerada, na Lua de Mel de meus pais. Nove meses depois nasci e, coincidentemente, faltavam três dias para o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

No plano energético, o que acontece de no momento da concepção?  O tipo da união define ou norteia a história do embrião? Acho que, antes e após a fecundação, tudo já está “determinado” (lei do determinismo), mas não a capacidade de fazer “escolhas” (livre arbítrio).

Penso no amor de meus pais.


(...) Sempre sob o influxo luminoso-magnético, depois de atravessar a periferia do óvulo, o esperma prosseguiu a marcha, gastando pouco mais de quatro minutos para alcançar o seu núcleo. Ambas as forças, masculina e feminina, formavam agora uma só, convertendo-se em tenuíssimo foco de luz. Em seguida, aquele microscópico globo de luz, impregnado de vida, começou a movimentar-se.”
“Está terminada a operação inicial de ligação. Que Deus nos proteja.” André Luiz


Amém!




terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tramas e Tramas

“Na tradição do Islã, o tear simboliza a estrutura e o movimento do universo. Na África do Norte, nas mais humildes choupanas dos maciços montanhosos, a dona-de-casa possui um tear: dois rolos de madeira sustentados por dois montantes; uma moldura simples... O rolo de cima recebe o nome de rolo do céu, o de baixo representa a terra. Esses quatro pedaços de madeira simbolizam o universo.
O trabalho de tecelagem é um trabalho de criação, um parto. Quando o tecido está pronto, o tecelão corta os fios que o prendem ao tear e, ao fazê-lo, pronuncia a fórmula de bênção que diz a parteira ao cortar o cordão umbilical do recém nascido. Tudo se passa como se a tecelagaem traduzisse em linguagem simples uma anatomia misteriosa do homem.”
Ipsis litteris - Chevalier, Jean, 1960 – Dicionário de símbolos página 872 – 1º. Parágrafo - Tecelagem


Tramas e Tramas

Ler jornais ou ver telejornais é uma maneira de nos manter a par dos acontecimentos. Como manter uma conversa sem estarmos informados?
A trama é o que está na narrativa dos fatos.  Ultimamente, a que mais chamou atenção foi quando o capitão de um cruzeiro abandonou o navio Costa Concordia deixando a tripulação e passageiros para trás.
O contraponto foi o comandante Gregorio De Falco. Ele ficou mundialmente famoso por seu diálogo com Francesco Schettino enquanto o navio naufragava. Sua célebre frase “Vada a bordo, cazzo!” foi repetida no mundo e está em camisetas vendidas pela internet.


Frase proferida por chefe da capitania dos portos a comandante do navio ganha camiseta

Índia, o país das tramas contrastantes

Sul da Ásia: Índia

"Chegar à Índia é ter a sensação de entrar numa outra dimensão, é mais do que um lugar diferente". Glória Perez


 Escultura do deus Ganesh

Exposição “Índia” - 12 Out a 29 Jan de 2012
Local: Térreo, 1º e 2º andares | CCBB RJ

  Tramas nas cores
Era uma vez uma tarde. Era uma vez “um barranco cortado em desmonte” (Da Cor à Cor Inexistente, de Israel Pedrosa. 9ª ed., Léo Christiano Editor, Rio de Janeiro, 2000) para dar passagem a ruas da cidade. E, ao surpreender vegetais ressequidos, o atento olhar do artista se dirigiu ao “efeito da harmonia dos tons que iam do amarelo puro à coloração da terra-de-sombra-queimada”. No chão, alguns papéis. Na lida da casa, “uma mulher estendeu no varal três lençóis brancos”. Então, sobre o branco, espraiou-se intenso violeta. Para o pesquisador, a intuição de um fenômeno físico. Para o artista, o êxtase cromático. Era o início das poéticas da cor nascente: cobrindo a cama da tarde / as três bandeiras do vento: / e aos lençóis as violetas / tingindo o parto da cor. Israel Pedrosa: poéticas da cor nascente


Tramas do arco íris

Arco-íris, Wikipédia


Tramas na pintura 



Sketch for composition II (1909-1910) - quadro considerado o mais importante na obra de Vassily Kandinsky

Kandinsky acreditava que a pintura, como a música, deveria exprimir a “vida interior“ do artista, os mais profundos sentimentos e intuições, sem recorrer à “reprodução de fenômenos naturais”
Em seus estudos no livro "Do espiritual na Arte", o pintor e músico russo narra que a arte nasce da espiritualidade. Foi assim que o artista renunciou a representação figurativa tentando encontrar a relação absoluta entre a forma, a cor e o ânimo do contemplador.

Tramas na Música

Há quem diga que os mestres dos grandes tramas são os sonoplastas que, para estimular a imaginação das pessoas, reproduzem todo tipo de sons e ruídos capazes de levar o expectador ao suspense às vezes maior do que pretende o autor.


Partitura Indiana Jones Theme


Tramas, luz e sombra

“Tramas Diárias”- artista plástica Lilian Maus




Tramas penduradas

Pesquisa: DEDÉ À SUIVRE

 “Fabio Zimbres – Marginal”  Foto: http://dederibeiro.wordpress.com/2010/06/06/


Tramas pintadas

Conheço Giovanni, sua mulher é minha confidente e moramos na mesma rua.  Um ser humano com a alma doce e poética que se traduz em gestos com a família e amigos. Excelente pintor, escultor e ceramista, estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense, mas optou pela carreira artística como autodidata. Sua produção contemporânea está calcada na observação das Tramas, desencadeando uma série de trabalhos de expressão na pintura, escultura e objetos de arte. 


Artista plástico Giovanni Gargano – “SONOLA” - Óleo sobre tela, díptico medindo 120 x 240 cm






Tramas com Fios


O boteh é o desenho em forma de amêndoa ou, para alguns, de cipreste. É o mais conhecido motivo tapete persa boteh dos motivos empregados na Pérsia.

Tapete persa

Arquitetura de um tapete

Como se trata de uma obra de arquitetura, o tapete é confeccionado a partir de um plano (chamado 'cartão'), que mostra a composição, a disposição da decoração e dos motivos. Um mestre, não obrigatoriamente um tecelão, mas quase um pintor, desenha o cartão. O esquema de um tapete reproduz muitas vezes o de uma encadernação de manuscrito; ambas as artes estão intimamente ligadas já que seus desenhistas são muitas vezes os mesmos pintores.

As diferentes partes de um tapete persa

As inscrições e as datas  são versículos do Alcorão, versos, dedicatórias, datas de fabricação, menção do lugar de produção. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapete_persa

Tramas e fibras

A fibra é o filamento encontrado em um tecido, ou seja, o fio em si. Já a trama é a forma como os fios soltos são entrelaçados para formar o tecido. Existem tecidos naturais, feitos de algodão, por exemplo, e tecidos sintéticos, como o poliéster (um tipo de plástico). Veja os principais fios para toalhas:

- Algodão egípcio: ele é considerado a fibra mais longa do mundo. Por este motivo o tecido é o mais macio e de maior durabilidade do mercado internacional.

- Algodão tradicional ou cotton: é uma fibra de origem natural vegetal. A qualidade do produto depende da pureza, da espessura, da cor e do brilho. Este é um dos tecidos mais utilizados pela indústria.

- Nanocotton: é o resultado da aplicação de nano partículas de amaciante nas fibras de algodão. Este tecido é conhecido pela grande maciez com alto poder de absorção, o que diminui a necessidade de amaciante no processo de lavagem.

- Fio penteado: o algodão penteado é desenvolvido por um processo em que as fibras mais curtas são eliminadas, o que torna o tecido mais resistente e macio. A quantidade de fibras dispensada durante o processo justifica o encarecimento do produto.

- Fio cardado: possui fibras mais curtas, pois não passa pela penteadeira, ao contrário do fio penteado. Isso facilita a formação de bolinhas (pilling) e irregularidades (neps), prejudicando a aparência do tecido. 

- Fio retorcido: é desenvolvido através da torção de dois fios entre si, gerando um fio de algodão resistente. É o ideal para toalhas com desenhos em alto relevo, pois garante definição e volume por mais tempo.


Tramas no crochê




Tramas da natureza

A natureza é fonte de inspiração para artistas. Seja na fotografia, pintura, escultura, estamparia, composições de cores e assim vai longe...

Frans Krajcberg, em suas viagens para a Amazônia e Mato Grosso, fotografa os desmatamentos e queimadas, revelando imagens dramáticas. Retorna com raízes e troncos calcinados que utiliza em suas esculturas.



Frans Krajcberg - “Natura” - MAM -  SP




Tramas do verde





Tramas nas jóias 


Bracelete com inspiração barroca em trama metálica e pérolas de vidro (chanel.com)  

Trama de couro 




Tramas nas transparências

Amarrações estruturais nos vidros côncavos e convexos da loja Prada 

Tramas em vidros após o fim dos perfumes - coresdacasa.com.br

Tramas e transparência em objetos vazados - flickr.com


Tramas em ferro, latão e vidro 







Tramas no cinema









Em A pele que habito, por trás da complexa trama, Almodóvar traz ainda uma complexa discussão. Na busca do homem pelo controle sobre a vida, na tentativa eternamente frustrada de evitar a morte e alcançar a eternidade, vimos nossas ciências e tecnologias chegarem a níveis extremos de evolução. E se, nessa busca, tivermos a chance de enfim darmos à luz a esse “super-homem”? Quais são os limites que estaremos dispostos a ultrapassar e os sacrifícios que estaremos dispostos a fazer? (Jornal do Brasil)






A pele é o mais antigo e sensível de nossos órgãos, uma roupagem contínua e flexível, envolve-nos por completo, é o nosso invólucro. A pele, órgão mais extenso do corpo, delimita territórios, o que é de fora, o que é de dentro, interface entre o ambiente interno e o ambiente externo.

 “nosso primeiro meio de comunicação, nosso mais eficiente protetor”. (Montagu, 1988:21).